IMPLANTES IMEDIATOS: logo após a extração de dente condenado

 

As extrações são técnicas cirúrgicas de remoção dos dentes em casos em que os eles não podem mais ser reparados. Por exemplo, fraturas de raiz ou coroas comprometidas. Nesses casos, os dentes são removidos e devem ser repostos. Uma maneira de se fazer essa reposição é com os implantes imediatos.

VOU FICAR SEM O DENTE?

Um dos principais temores das pessoas é ficar sem algum dente. Principalmente quando se encontra em áreas estéticas, ou em áreas em que o nosso sorriso torna aparente os dentes. Para isso, podemos na grande maioria dos casos utilizar a técnica de extração e instalação imediata dos implantes dentários.

Essa técnica depende de um correto diagnóstico pelo profissional, onde são avaliados alguns itens como:

  1. Anamnese. É o exame clínico inicial e questionário sobre as condições de saúde do paciente. Histórico de doenças, tanto dentais como do corpo em geral também são levantadas. Esse exame é muito importante pois são avaliados itens como medicamentos de uso diário, presença de doenças como diabetes, por exemplo, pacientes que são fumantes, doenças sistêmicas, etc. Essas condições podem afetar a correta cicatrização do procedimento cirúrgico, ou condições iniciais que possam impedir a cirurgia.

  2. Solicitação de tomografia computadorizada para avaliação da quantidade e qualidade óssea para o implante dental, além da visualização da presença ou não de lesões ósseas e infecções que possam prejudicar ou impedir a instalação dos implantes.

  3. Avaliação da necessidade de utilização de próteses provisórias para a reposição temporária do dente ou dos dentes a serem implantados.

 Após o correto diagnóstico e planejamento, podemos programar a cirurgia do implante imediato

O implante dentário é instalado imediatamente após a extração de um dente sempre traz benefícios para o tratamento.

Com isso, se reduz o trauma ao paciente.  Realizando somente uma cirurgia, acelera-se o tempo de cicatrização, pois não é necessário esperar a cicatrização da área. Isso promove uma melhor preservação das tábuas ósseas, reduzindo as perdas e retrações gengivais e melhora a manutenção dos tecidos periodontais (gengivas).

Com isso, conseguimos uma melhor cicatrização e melhores resultados estéticos.

Tire suas dúvidas. Pergunte ao seu dentista na Hera Odontologia Dentista Zona Norte Porto Alegre sobre os implantes dentários. Teremos muito prazer em lhe responder e esclarecer sobre os tratamentos.