Blog

Qual creme dental usar?

Qual creme dental usar?

Você deve se perguntar, qual será a melhor pasta de dente? Vemos muitas propagandas na televisão de diversos tipos de cremes dentais e ficamos na dúvida em qual irá nos trazer mais benefícios.

Bom, temos que partir do princípio de qual a necessidade de cada um. Para isso, visitar um dentista é fundamental, para que ele indique a correta opção para você.

Existem diversos compostos ativos nas pastas de dente, e devemos atentar para cada um deles e suas funções.

O principal componente ativo dos cremes dentais é o FLÚOR. A grande maioria contém essa substância que é fundamental para tornar os dentes mais resistentes aos ácidos, tanto dos alimentos quanto liberados pelas bactérias. Normalmente uma concentração de 1450 ppm de Flúor é o recomendado.

Outros cremes dentais apresentam como componente ativo o TRICLOSAN (ou triclosano). Essa substância age combatendo a inflamação das gengivas, ou seja recomendada para quem apresenta gengivite.

Já, algumas pastas de dente, apresentam substâncias que combatem a sensibilidade dentária. Existem diversos compostos que atuam com essa função. Alguns com efeitos imediatos, inclusive. Resumidamente, eles atuam obliterando os canalículos dentários, impedindo que a sensibilidade ocorra.

Alguns cremes dentais combinam alguns compostos, portanto pergunte ao seu dentista qual a melhor indicação para o seu caso.

PASTA DE DENTE CLAREADORA?

Os famosos dentifrícios que se dizem clareadores, branqueadores (ou whitening), na verdade nada mais são do que cremes dentais com mais conteúdo abrasivo, que promovem um maior polimento da superfície dentária. Não modificando sua cor propriamente dita. Eles não têm, portanto, potencial de clareamento intrínseco do dente. Para isso, o indicado é o clareamento dentário feito em acompanhamento com o dentista.