Qual a escova de dentes certa?

Existem inúmeras escovas de dentes no mercado. De várias formas e tamanhos. Sempre há dúvida em qual a melhor para ser usada.

Bom, temos que levar em consideração alguns fatores. Normalmente se recomenda uma escova dentária que tenha cabeça pequena e cerdas macias ou extra macias.

Cabeça pequena da escova é pelo fato de ela conseguir alcançar áreas mais profundas da arcada, sem “bater” em estruturas bucais. Assim, permitindo uma escovação mais adequada.

Cerdas macias são importantes porque causam menos retração gengival, pois causam menos atrito. Deve-se levar em conta também, a força da escovação, que também contribui para tal.

Existem escovas com cones de borracha, e cerdas de borracha associadas às cerdas normais. O que é contra-indicado para quem tem propensão à recessões gengivais, pois pode ocorrer um agravamento dessa recessão.

Escovas Unitufo, que contém um único tufo na ponta, são excelentes como coadjuvantes das escovas tradicionais, para alcançar áreas mais difíceis como a região dos sisos e de dentes acavalados.

Escovas Interdentais são excelentes para pacientes que têm espaços entre os dentes, ou os famosos “triângulos negros” causados pela perda da papila interdental. Essas escovas são fundamentais nas próteses chamadas de pontes fixas, bem como em próteses protocolo.

Escovas elétricas são eficientes, porém são indicadas somente pra quem apresenta algum problema motor.

Vale lembrar que a escovação apenas com a escova não é o suficiente. O uso do fio dental é imprescindível para uma higiene bucal adequada.

Leia mais sobre escovação dental no nosso Blog.

O ideal é consultar um dentista para saber qual a escova que melhor se adapta a você. Estamos lhe aguardando para uma consulta aqui na zona norte de Porto Alegre na OralClin.