Blog

Ortodontia e a melhora no perfil facial

Ortodontia e a melhora no perfil facial

APARELHO ORTODÔNTICO E A MELHORA DO PERFIL FACIAL

                Muitas pessoas não sabem, mas a posição dos dentes tem papel fundamental no posicionamento labial, e consequentemente, no perfil facial do paciente. Isso porque a inclinação dos dentes está diretamente relacionada ao suporte dos lábios.

                Como a ortodontia pode então, ajudar na melhora desse perfil?

Dentes muito inclinados e pra frente, elevam o lábio superior e revertem o lábio inferior, fazendo com que o paciente tenha dificuldades até mesmo de fechar a boca e selar os lábios. Muitas vezes conseguimos fazer a correção dessa projeção, (que chamamos de protrusão), através de extrações de dentes (pré-molares). Usando esse espaço criado para retrair os dentes anteriores, fazendo com que os lábios assumam uma postura mais harmônica e natural.          

 

 

Outro ponto em que a ortodontia é benéfica ao perfil facial, é justamente fazendo o contrário. Quando os dentes estão inclinados pra dentro (ou retroinclinados). Isso faz com que o lábio perca o seu suporte e fique “para dentro”, muitas vezes até escondendo o vermelhão do lábio, dando a impressão de uma boca envelhecida. Através do uso do aparelho, então, é possível colocar esses dentes com sua inclinação normal, devolvendo aos lábios sua sustentação.

                Vimos então que a ortodontia não mexe apenas com os dentes. Toda parte inferior do rosto é afetada pela ortodontia. A opção de extração ou não vai ter um impacto significativo na harmonia facial.

                Obviamente, cada caso é um caso. Existem casos que podem ser compensados e casos exclusivamente cirúrgicos para a melhora do perfil facial. Cabe ao ortodontista avaliar qual a melhor opção para seu paciente. Nós aqui da OralClin, localizada na zona norte de Porto Alegre, próximo ao parque Germânia, estamos aguardando seu contato para tirar quaisquer dúvidas.