Mau Hálito (Halitose)

HALITOSE

Ao contrário do que muitos pensam, o mau hálito (ou halitose) não é uma doença. É um sinal de que algo não está bem com o nosso organismo. Não necessariamente é oriundo da boca, podendo ser causado por fatores extra bucais.

As causas bucais correspondem a mais de 90% dos casos de mau hálito. Elas se dão principalmente pela saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada sobre a língua) e doenças da gengiva, como gengivite e/ou periodontite.

PLACA BACTERIANA E GENGIV ITE                                SABURRA LINGUAL                                                 PERIODONTITE

A saburra lingual se forma devido à diminuição da quantidade de saliva. Portanto pacientes que utilizam medicamentos que sejam capazes de alterar a produção salivar também devem ficar atentos. O consumo de álcool e cigarro também tem grande influência na diminuição do fluxo salivar, podendo gerar mau hálito.

Nas causas extra-orais encontramos fatores amigdalianos, estomacais, jejum prolongado, ingestão de alimentos capazes de alterar o hálito, (como alho e cebola), diabetes e outras disfunções sistêmicas.

Porém, cabe ressaltar que a maior parte dos casos são os fatores bucais os responsáveis por esse distúrbio desagradável.

Para solucionar esse problema, o paciente deverá marcar uma consulta com seu dentista, que irá realizar uma avaliação e assim estabelecer um correto diagnóstico para o sucesso do tratamento.

Além de uma higiene bucal adequada, temos alguns produtos que podem auxiliar no tratamento como o limpador de língua, enxaguantes bucais, entre outros.

Mas lembre-se... De nada irá adiantar se você não estiver tratando a causa correta do problema