Blog

Contenção ortodôntica - Por que é necessário usá-la?

Contenção ortodôntica - Por que é necessário usá-la?

APARELHO MÓVEL DE CONTENÇÃO ORTODÔNTICA

                Todos pacientes questionam se, após o uso do aparelho fixo, será necessário o uso do aparelho móvel de contenção. Essa é uma pergunta muito corriqueira dentro dos consultórios de ortodontia.

                Vamos aos fatos: para que os dentes que foram reposicionados através do uso do aparelho ortodôntico não “voltem”, como popularmente se diz, vários fatores têm influência. A tentativa de minimizar a ação desses fatores é que trará o sucesso de conter os dentes na posição desejada.

                Pois bem, os dentes antes do tratamento estão em um estado de equilíbrio entre forças oclusais e musculares. Quando “quebramos esse equilíbrio” reposicionando os dentes, devemos nos atentar às forças musculares tanto de lábio, bochechas e língua, quanto aos hábitos comportamentais do paciente, para que, se preciso, sejam trabalhadas essas funções para readaptá-las à nova posição. Por exemplo, pacientes com deglutição atípica, interposição de lábio, interposição de língua, entre outros. Se essa parafunção não for corrigida, estaremos lutando contra o nosso tratamento e estabilidade.

                Outro fator importantíssimo é respeitar a oclusão (engrenamento dos dentes). Esse encaixe dos dentes, deve respeitar inúmeras questões. Principalmente quanto aos pontos de contato entre os dentes, bem como as corretas guias de desoclusão (quando mexemos a mandíbula, falando e mastigando, precisamos respeitar o contato entre determinados dentes para guiar esses movimentos). Esses pontos de contato e guias vão atuar como uma estabilidade recíproca entre as arcadas, minimizando a tendência que esses dentes têm em se movimentar.

               

POR QUE OS DENTES DA FRENTE ENTORTAM MAIS RÁPIDO?

É importante salientar que nossos dentes estão sob constante ação de forças mastigatórias. Essas forças se transmitem dente a dente gerando uma resultante. Esse componente de força se direciona para frente, para os dentes incisivos, onde o osso apresenta menor resistência, por isso o fato de os dentes incisivos serem mais propícios a alterarem seu posicionamento e entortarem mais facilmente com o tempo. Esse é um dos motivos pelo o qual precisamos usar a contenção fixa inferior por muito tempo. Mais como um fator preventivo do que propriamente dito, de contenção.

 

E A CONTENÇÃO MÓVEL SUPERIOR?

Outro ponto importante é a readequação dos tecidos de suporte do dente (osso, gengiva, fibras) à nova posição. Tudo isso precisa de tempo para se remodelar. Por isso usamos a contenção móvel. Inicialmente, logo após a retirada do aparelho fixo, é necessário que seu uso seja contínuo para que ocorra essa readequação. Com o tempo vamos removendo-a paulatinamente, reduzindo o seu tempo de uso.

                Então o que nós buscamos é minimizar o efeito de todas essas variáveis para termos uma estabilidade maior. Sempre em busca de um sorriso perfeitamente agradável e funcional.

Para isso um correto diagnóstico e um correto planejamento do caso são de fundamental importância.

Agende uma consulta na nossa clínica dentária para tirar suas dúvidas sobre ortodontia e aparelho dental. www.odontooralclin.com.br