Blog

Tratamento de canal enfraquece o dente?

Tratamento de canal enfraquece o dente?

 

Quando um paciente é submetido a um tratamento de canal (endodontia) essa é a primeira pergunta que vem à mente.

Estudos mostram que o simples acesso endodôntico não é capaz de fragilizar a estrutura dentaria em mais do que 5%. Na verdade, o que leva o dente à fragilidade é a perda da estrutura dental causada pela extensão de tecido cariado e/ou pelo tamanho de fratura coronária. Enfim, é a situação clínica como um todo que torna esse dente mais frágil e não o tratamento endodôntico por si só. 

Por isso é muito importante que, após o canal finalizado, seja feita a escolha correta do material restaurador, seja ele uma restauração direta ou indireta (com pinos, coroas metalo-cerâmicas, onlays). Assim, restabelecendo a resistência da estrutura dental e voltando à atividade mastigatória sem risco de fratura do dente. Essa, que muitas vezes, pode se estender à raiz, levando à perda do dente.

 

O dente com canal tratado é considerado um dente "morto"?

 

Não! Apesar de nos dentes com canal tratado não termos mais a parte vital do dente, que é a polpa, toda a parte externa radicular é revestida por uma membrana viva mais conhecida como ligamento periodontal, que é o que faz o dente permanecer inserido ao osso e continuar executando todas as suas funções normalmente.