Blog

MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS

MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS

Não foi somente na estética que a ortodontia evoluiu nas ultimas décadas. Em relação à parte funcional, ou seja, à mecânica ortodôntica, ela se tornou muito mais prática, o que levou à uma queda no tempo de tratamento do paciente. Os mini-implantes ou miniparafusos, são a prova disso.

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS MINI-IMPLANTES?

                Consistido de um pequeno parafuso de 6 a 8 mm de comprimento, ele possui várias funções durante um tratamento, possibilitando incalculáveis movimentos para os dentes, de uma maneira muito mais controlada e rápida. Normalmente ele é usado como ancoragem, ajudando o profissional a controlar melhor as forças ortodônticas.

 

COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DO MINI-IMPLANTE?

                Sua instalação é bem simples, porém requer muito cuidado. Através de uma pequena aplicação de anestésico no local, o mini-implante é inserido na gengiva e fixa-se ao osso do paciente, ficando apenas a “cabeça” do parafuso para fora da gengiva. Essa inserção deve ser bem cautelosa, mediante RX prévio para planejar o melhor local para instalação.  Ao contrario do que possa parecer, é um processo rápido e indolor. Depois da instalação requer somente um cuidado maior na higiene do paciente, sendo indicadas escovas e produtos específicos para evitar o acúmulo de placa bacteriana na região.

                Muitos leigos confundem, mas o mini-implante ortodôntico é muito diferente de um implante dentário, tendo indicações completamente distintas.

                O microparafuso é temporário. Após a mecânica ortodôntica ter sido aplicada, ele pode ser facilmente removido, sem causar nenhuma dor ao paciente.

                O seu uso é de grande valia na maior parte dos tratamentos, pois consegue-se um melhor controle da mecânica ortodôntica e, com isso, uma redução do tempo de tratamento.

                Para saber mais a respeito, faça uma consulta de avaliação com nossos ortodontistas. Estamos lhe esperando aqui na Zona Norte de Porto Alegre, na Oralclin, clinica odontológica integrada.