Tratamento de Canal: sessão única ou múltiplas sessões?

Endodontia em sessão única ou múltipla?

Quando falamos sobre esse assunto, o mais importante é entender o  que leva alguns profissionais a realizar a terapia endodôntica em uma única sessão. Para isso deve-se compreender que o verdadeiro objetivo do tratamento de canal é a realização do preparo dos canais visando a limpeza completa e modelagem, estabelecendo um controle da infecção para que posteriormente se realize uma eficiente obturação.
     A verdadeira causa da sessão única não é realizar a conclusão do tratamento na primeira sessão apenas pela pressa, mas sim, pelo fato de conseguir se obter um controle da infecção através da modelagem e preparo dos canais sem ter o risco de contaminação entre sessões. Portanto, obturar o canal na mesma sessão não é um objetivo, mas sim uma conseqüência . Isto é, se houve tempo e condições de realizar o preparo completo do canal, com a devida limpeza e modelagem, deve-se obturar pois esse é o melhor momento de uma obturação de canal, ou seja, quando se tem o controle da infecção. A medicação vai apenas manter o meio descontaminado que foi obtido pela limpeza e desinfecção.
     O controle da infecção é atingido durante o preparo do sistema de canais radiculares com ação conjunta de instrumentos e substâncias químicas auxiliares de alto poder bactericida,  seguidos por uma eficiente e constante irrigação com solução fisiológica, com ação na remoção dos debris promovidos durante o preparo, conduzindo dessa maneira para a etapa final.
     Pode-se observar que algumas vezes o profissional prepara parcialmente o canal, coloca a medicação e sela com  cimento provisório, achando que a medicação irá resolver o problema da infecção!  Porém, temos observado constantemente na literatura que existe contaminação entre sessões, devido à infiltração ocorrida através destes cimentos provisórios. Dessa forma, vem sendo questionado se a medicação realmente faz diferença. Fica a dúvida se a regressão dos sinais e sintomas foi devido à medicação ou ao eficiente preparo dos canais. E outra questão é se na sessão seguinte se conseguirá remover completamente a medicação sabendo-se que a presença de hidróxido de cálcio no interior dos canais irá interferir na obturação.
     Devido a isso podemos concluir que a medicação intracanal é uma boa opção caso o profissional não tenha tido tempo suficiente de concluir em apenas uma sessão. Caso tenha-se conseguido atingir a completa modelagem e preparo dos canais na primeira consulta, obtendo-se o controle da infecção, esse sim é o momento ideal da obturação.