CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DE DENTES: 

 

-Por que as pessoas perdem muito principalmente o 1º molar inferior?

 

O número de pessoas com idade a cima dos 40 anos que apresentam a ausência do primeiro molar inferior é enorme. O motivo pelo qual isso ocorre é que o primeiro molar é o primeiro dente permanente a surgir na boca, por volta dos 6 anos. Nesta idade a criança não tem a motricidade e principalmente a responsabilidade para realizar uma correta higiene. Aliado a isso, no passado a odontologia ainda não trabalhava com prevenção. Outro ponto é que os próprios dentistas, por desinformação, extraíam dentes permanentes sem a real necessidade, pelo simples motivos de ser mais fácil extrair do que tratar o dente.

 

A perda deste dente causa um grave problema na oclusão e/ou na mordida do paciente, alterando a posição de todos os outros dentes. Dentre as consequências, destacam-se:

  • Extrusão do dente antagonista (dente da arcada oposta “cresce”)
  • Inclinação dos dentes adjacentes para o espaço da perda
  • Perda óssea na região sem dente
  • Contatos prematuros na mordida
  • Mobilidade dentária
  • Surgimento de regiões mais suscetíveis à carie e tártaro
  • Descobrimento da raiz e sensibilidade dentária

 


TEM COMO PREVENIR OU TRATAR?

 

Sim. a perda de dentes é completamente evitável. Realizar a colocação de implante para substituir o dente perdido. Isso propicia a manutenção e estabilidade de todos outros dentes sem prejuízos para oclusão. Porém, quando passa-se anos sem reabilitação, invariavelmente vão ocorrer movimentações indesejadas dos dentes vizinhos. Consequentemente acontecerão alterações na oclusão do paciente com prejuízos estéticos e funcionais.

 

Nesses casos, a ortodontia, tratamento com aparelho dentário, deve vir antes da colocação do implante. Com o intuito de devolver o posicionamento correto dos dentes vizinhos em relação ao espaço do dente perdido. Isso recria contatos e guias importantes na mordida do paciente. Assim conseguimos principalmente estabilidade a longo prazo.

 

Faça uma avaliação aqui na Hera Odontologia, localizada no bairro Higienópolis, zona norte de Porto Alegre, e tire suas dúvidas!