Blog

PERDA DE DENTES

PERDA DE DENTES

CONSEQUÊNCIAS DA PERDA DO 1º MOLAR INFERIOR

O número de pessoas com idade a cima dos 40 anos que apresentam a ausência do primeiro molar inferior é enorme. O motivo pelo qual isso ocorre é que o primeiro molar é o primeiro dente permanente a surgir na boca, por volta dos 6 anos. Nesta idade a criança não tem a motricidade e principalmente a responsabilidade para realizar uma correta higiene. Aliado a isso, no passado a odontologia ainda não trabalhava com prevenção e os próprios dentistas, por desinformação, extraíam dentes permanentes sem a real necessidade, pelo simples motivos de ser mais fácil extrair do que tratar o dente.

A perda deste dente causa um grave problema na oclusão e/ou na mordida do paciente, alterando a posição de todos os outros dentes. Dentre as consequências, destacam-se:

-Extrusão do dente antagonista (dente da arcada oposta “cresce”)

-Inclinação dos dentes adjacentes para o espaço da perda

-Perda óssea na região sem dente

-Contatos prematuros na mordida

-Mobilidade dentária

-Surgimento de regiões mais suscetíveis à carie e tártaro

-Descobrimento da raiz e sensibilidade dentária

 

TEM COMO PREVENIR OU TRATAR?

 

Realizar a colocação de implante para substituir o dente perdido, propicia a manutenção e estabilidade de todos outros dentes sem prejuízos para oclusão. Porém, quando passa-se anos sem reabilitação, invariavelmente vai ocorrer movimentações indesejadas dos dentes vizinhos e consequentemente alteração na oclusão do paciente com prejuízos estéticos e funcionais. 

Nesses casos, a ortodontia, tratamento com aparelho dentário, deve vir antes da colocação do implante. Com o intuito de devolver o posicionamento correto dos dentes vizinhos em relação ao espaço do dente perdido, criando contatos e guias importantes na mordida do paciente para que a reabilitação seja feita com excelência e principalmente tenha estabilidade a longo prazo. 

Faça uma avaliação aqui na Odonto Oralclin, zona norte de Porto Alegre, próximo à Av. do Forte e tire suas dúvidas!