Blog

APARELHO ESTÉTICO DE CERÂMICA E DE SAFIRA

APARELHO ESTÉTICO DE CERÂMICA E DE SAFIRA

Aparelho dentário de cerâmica e Aparelho dentário de safira

O aparelho fixo estético de cerâmica e safira está muito na moda ultimamente, principalmente entre os pacientes adultos. Esses pacientes já são praticamente metade ou mais da metade  no nosso dia-a-dia. Já se foi aquele pensamento que “adulto usando aparelho é feio”. Nunca é tarde para iniciar a correção tanto estética quanto funcional dos dentes. O aparelho de cerâmica e o aparelho de safira vieram justamente para compreender essa fatia de pacientes.

                Diferentemente de outras técnicas “invisíveis” (como os tratamentos através de alinhadores), com os aparelhos de cerâmica e safira conseguimos tratar todos os casos, mesmo os de maior complexidade. Promovendo não só a melhora estética com o alinhamento dos dentes, mas uma correta correlação entre as arcadas dentárias. Isso promove uma correção funcional,  de extrema importância, principalmente em pacientes adultos, que muitas vezes já possuem alguma sintomatologia devido à uma oclusão inadequada.

                A principal diferença dos aparelhos dentários de cerâmica e safira com o tradicional de metal, é justamente a composição do bracket (peça que vai colada ao dente). Como o nome já diz, o bracket metálico é composto por uma liga de metais e o de cerâmica e o de safira, por uma cerâmica, diferindo no seu processo de formação. O bracket de cerâmica, chamado de cerâmica policristalina, basicamente é um aglutinado de cristais de cerâmica, o que propicia uma cor esbranquiçada porém sem muita translucidez. Já o bracket de safira, caracteriza-se por ser um cristal de cerâmica esculpido, assim, trazendo mais translucidez e transparência ao  bracket. Basicamente a diferença entre eles é meramente estética, com algumas contraindicações em tratamentos mais complexos.

                A adesão dentes tipos de brackets aos dentes é excelente, sendo os índices de queda (descolamento do bracket), menores do que os de brackets metálicos tradicionais.

                Esse tipo de aparelho pode ser indicado para todos os pacientes que querem se beneficiar de um tratamento mais estético. Por isso ele tem uma indicação universal, obtendo-se melhores resultados com eles do que os alinhadores ou aparelhos linguais (que têm suas indicações e resultados bem restritos).