Próteses

A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, estética e saúde bucal. O seu principal objetivo é a reabilitação oral e de todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

A prótese repõe ou restaura os dentes de forma indireta, por meio laboratorial, valendo-se da confecção de próteses fixas (coroas metálicas, de porcelana, materiais poliméricos e pontes fixas) ou próteses removíveis como a prótese total (popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel).

Com a evolução da Odontologia, encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como próteses unitárias, pontes fixas, overdentures, próteses protocolo e  próteses fixas livres de metal (metalfree), que podem ser confeccionadas sobre dentes e sobre implantes.

Próteses Fixas

Por excelência as próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes.

As coroas são capas cerâmicas ou metálicas utilizadas para substituir a estrutura original de um dente quando este ainda possui alguma base para apoio dessa prótese, como por exemplo, a raiz do dente.

 

 

Já as pontes fixas, são coroas que se apóiam em pelo menos dois dentes, repondo algum dente perdido, ou seja, quando não resta sequer um pedaço original do dente a ser substituído.

 

 

Próteses Metalfree Cerômero

Confeccionada totalmente em porcelana ou cerômero (resina composta associada com cerâmica), é indicada tanto para dentes anteriores quanto para posteriores.

É extremamente estética, permitindo uma melhor passagem de luz pelos elementos cerâmicos, se aproximando mais fielmente à translucidez do dente natural.

Facetas

Facetas - Lentes de Contato Dentais

O produto consiste em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista praticamente não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.

Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo.

 

Prótese Total

Prótese total ou dentadura é a prótese dentária que substitui artificialmente todos os dentes perdidos de uma maneira integral. Ela é suportada pelo rebordo gengival remanescente do paciente.

 

 

Prótese Parcial Removível

É uma prótese móvel, onde os dentes ficam fixos em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes remanescentes. Serve para substituir uma perda parcial de dentes. São retidas na boca através de grampos semi-flexíveis que se prendem nos dentes por retenção mecânica. Além da retenção dos grampos, apresenta uma porção em acrílico, abaixo dos dentes, chamada sela, que se apoia na mucosa oral, gerando o conceito de prótese dento-muco-suportada

Em alguns casos podem não apresentar grampos, porém é necessária a confecção de encaixes macho-fêmea através de coroas fixas feitas especialmente para reter a ponte. Este processo traz um excelente resultado estético ao trabalho.