Periodontia

A Periodontia é a área da Odontologia que trata dos problemas gengivais e dos tecidos subjacentes. Envolve todos os tipos de procedimentos de limpeza e higienização das estruturas dentais, desde as porções coronárias (dente aparente) até as porções radiculares (raízes dentais).

É importante para todos os tratamentos existentes, pois faz a manutenção da saúde bucal através das consultas periódicas de limpeza. Com essa manutenção, podemos prevenir que os pacientes tenham problemas mais severos, evitando tratamentos mais caros e invasivos.

O que é Gengivite?

Podemos dividir os problemas periodontais em 2 tipos: Gengivite e Periodontite.

Existem bactérias que colonizam a cavidade bucal. Essas bactérias se aderem ao dente e colonizam a região, formando a placa dentária e posteriormente o tártaro. Se durante a escovação, não removermos essa placa, inicia-se um processo de inflamação superficial, que se denomina Gengivite.

O sangramento da gengiva se inicia como sinal dessa inflamação. Inicia-se também a Halitose, que nada mais é do que o mau hálito. Isso é causado pela degradação que as bactérias fazem sobre os restos alimentares presentes na boca.

Periodontia x Implantodontia