Botox

APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox ( ), também passou a ser utilizada na Odontologia como método terapêutico. Ela é utilizada no tratamento de dores e disfunções Temporomandibulares, cefaléias, bruxismo e apertamento, correção de sorriso gengival entre outras indicações. Dessa forma, pacientes que sofrem com esses problemas possuem atualmente mais uma alternativa de tratamento para melhorar sua qualidade de vida.

Dores causadas pela hiperatividade muscular que repercutem na ATM estão sendo tratadas com aplicação da toxina e vêm demonstrando melhora significativa da sintomatologia pois promove o relaxamento da musculatura. Ela foi introduzida como método terapêutico pois trata-se de um relaxante muscular específico para os músculos mastigatórios, sem causar muitos efeitos colaterais.

Pacientes que sofrem de bruxismo também podem ser tratados com a toxina eliminando o uso da placa pois quando aplicada na musculatura do Masseter  e músculo Temporal, a toxina diminuiu a hiperatividade muscular dessa região, sendo um tratamento seguro e efetivo para essa situação.

A exposição excessiva da gengiva quando sorrimos, também chamada de sorriso gengival ou "sorriso alto" muitas vezes compromete a estética dos pacientes. Na Odontologia as técnicas para essa correção são cirúrgicas e invasivas. No entanto, a toxina Botulínica tem demonstrado ser uma excelente alternativa para recuperarmos a harmonia do sorriso de forma rápida e segura.

Somente profissionais habilitados e treinados poderão aplicar a toxina, sendo indicada uma avaliação clínica detalhada sobre cada caso.